Patinar no Gelo

A Serra da Estrela Ice Arena espera por si nas Penhas da Saúde

Para os amantes dos desportos do gelo

Deslizar no gelo a 1500 metros de altitude

Patinagem-Gelo-Desafios-de-Inverno

Estamos na Penhas da Saúde desde 2021, nascidos para dar apoio aos desportos de gelo em Portugal.

A pista de gelo Serra da Estrela Ice Arena foi inaugurada a 4 de Dezembro, de 2021, por Pedro Farromba presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, nas Penhas da Saúde, na Serra da Estrela. Esta estrutura primeira estrutura a permitir a introdução dos desportos de gelo em Portugal.

Situa-se em plena Serra da Estrela a meio caminho para a Torre, o ponto mais alto de Portugal continental. Tem como principal objectivo o desenvolvimento dos desportos de gelo, como o Hóquei, a Patinagem Artística, a Patinagem de Velocidade e o Curling. Simultaneamente irá permitir a todos os visitantes um primeiro contacto com a patinagem no gelo ou um reviver da experiência de patinar numa superfície gelada.

Patinagem recreativa

De Outubro até ao final de Abril e de Segunda-feira a Domingo, dentro do horário de funcionamento para o público em geral, é possível aos visitantes da serra da Estrela experenciar os prazeres da patinagem no gelo. Podem ser adquiridos períodos de patinagem até uma hora e que têm já incluídos o aluguer de patins.

Pequenos e graúdos podem agora testar as suas capacidades no gelo da Serra da Estrela Ice Arena e guardar boas memórias desta experiência

Patinagem Artística

Desporto no qual os atletas, individualmente, em dupla ou em grupo, apresentam coreografias no gelo utilizando patins de lâminas. Esta foi, nas Olimpíadas de 1908 em Londres, a primeira modalidade de inverno a ser incluído nos Jogos Olímpicos, antes mesmo da separação entre jogos de verão e de inverno.

Aos Domingos de manhã a pista de gelo da Serra da Estrela Ice Arena está reservada para as Academias de Patinagem no gelo

Hóquei no Gelo

O hóquei no gelo é um desporto olímpico jogado num ringue de gelo natural entre duas equipas de seis jogadores: um guarda-redes, dois defesas e três avançados. As tacadas disparadas pelos jogadores podem alcançar uma velocidade superior a 160 quilómetros por hora. - onde todos os jogadores e juízes calçam patins sobre o gelo.

Aos Domingos de manhã a pista de gelo da Serra da Estrela Ice Arena está reservada para as Academias de Patinagem no gelo

Curling

O Curling é uma modalidade de desportos de inverno, em que jogadores de duas equipas lançam pedras através de uma pista de gelo, tentando pontuar mais pontos que o adversário. Este desporto é originário da Escócia (século XVI), sendo que o clube mais antigo ainda existente é o Kilsyth Curling Club fundado em 1716.

Estamos a dar os primeiros passos nesta modalidade que muitas vezes é comparada à estratégia do jogo de xadrez